segunda-feira, 27 de agosto de 2012

4º SEMINÁRIO SOBRE INFORMAÇÃO NA INTERNET, 3º GeCIC e 10º WORKSHOP BRASILEIRO DE I.C. E GESTÃO DO CONHECIMENTO


Brasília/DF - PARLAMUNDI

19 de novembro de 2012 – 21 de novembro de 2012


Desde 2006 o IBICT vem realizando o Seminário sobre Informação na Internet que tem contado com presença massiva de representantes do governo, da iniciativa privada e da academia. Temas como a banda larga no Brasil, transparência governamental, gestão da informação pessoal, os jovens e as midias digitais, a privacidade e as redes sociais, acesso aberto e direitos autorais, o livro eletrônico no Brasil, a etiquetagem social e a folksonomia, e a preservação digital, entre outros, tem merecido destaque no evento.
Na medida que o governo e a iniciativa privada se integram para discutir essa temática atualizada quem ganha é a sociedade brasileira, pois a maioria desses temas acabam saindo de uma discussão teórica para se tornarem produtos sociais. Alem dos representantes brasileiros devemos destacar os consultores internacionais que trazem as valiosas experiências existentes em outros paises e que através de um estudo comparativo passam a integrar o modelo brasileiro de informação sobre a internet.


Fonte: http://si2012.ibict.br/index.php/2012/4SI

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Entrevista com pesquisador do APEJE

Nome: JAMES SERA
Profissão: Professor da Califórnia State University em Los Angeles


Blog: O que você pesquisa?
James: O período que compreende o fim do século XIX e início do século XX, quando aconteceu uma grande transformação social no Brasil com o fim da escravidão. Minha pesquisa envolve conflitos e crimes, consequência de um grande contigente de homens livres que procuravam trabalho na sociedade.

Blog: Quando iniciou sua pesquisa?
James: Desde 2003 venho ao Brasil, utilizo minhas férias para pesquisar.

Blog: Qual a importância do Arquivo Público na sua pesquisa?
James: É onde encontro os documentos primários das delegacias, dos municípios de Pernambuco, correspondências dos chefes de polícia e da casa de detenção do Recife, também encontro jornais da época.

Blog: Além do APEJE, onde você pesquisa?
James: Memorial da Justiça, Instituto Arqueológico e FUNDAJ.

Blog: Sua pesquisa já está próxima de ser concluída?
James: Sim. Pretendo publicar um livro em 2013 no Brasil e nos Estados Unidos.



domingo, 19 de agosto de 2012

Anais do Seminário Memória das Organizações

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP, através da sua memória técnica publicou em formato de livro os anais do Seminário Memória das Organizações: entre o discurso e a prática, ocorrido no dia 09 de março de 2012. O Seminário integrou os trabalhos de preservação da memória do ITEP produzido ao longo dos seus 70 anos.
Vale a pena conferir!!! É só clicar no link abaixo.

http://www.youblisher.com/p/407398-Memoria-Tecnica/

Lei Maria da Penha comemora 6 anos

Conhecida como Lei Maria da Penha a de número 11.340 decretada pelo congresso nacional e sancionada pelo ex-presidente Lula em sete de agosto de 2006. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra as mulheres quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.
A lei passou a vigorá no dia vinte e dois de setembro do mesmo ano, ganhou o nome de uma das vítimas da violência doméstica e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, após tentar estrangular a ex-esposa.

O maior acervo sobre a história da capital federal, começa a ser digitalizado. O projeto custa R$ 5 milhões.

Wilson Vieira, historiador à frente do projeto: 'Vamos digitalizar 21.273 imagens' (Janine Moraes/Esp. CB/D.A Press)
Historiador Wilson Vieira

O maior acervo sobre a história de Brasília começa a ganhar o merecido tratamento. Mais de 6,5 milhões de itens do Arquivo Público do Distrito Federal serão digitalizados. São fotografias, revistas, jornais, microfilmes, mapas e cartazes de eventos culturais, tudo produzido pelos governos local e federal, empresas, entre outros, desde os anos 1950. O material deixará as salas e os armários do improvisado e inadequado prédio da instituição para ganhar o universo ilimitado da internet.


Ao custo de R$ 5 milhões, o trabalho de digitalização e de indexação dos documentos tem início na próxima semana. De 30 a 40 técnicos de uma empresa especializada farão o serviço nas dependências do Arquivo Público, na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP). Eles terão até um ano e meio para copiar e inserir tudo no computador, de forma ordenada e identificada.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Imagens do I Encontro "O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos"

Imagens do dia 15 e 16 de agosto de 2012. A mesa de abertura com o Coordenador do APEJE Pedro Moura e a primeira palestra que foi "O mundo dos trabalhadores e a pesquisa histórica" com convidados: Silvia Petersen - UFRGS, Osvaldo Maciel - UFAL e José Sérgio Leite Lopes - UFRJ. Depois os simpósios com apresentação das pesquisas.
Mesa de abertura


                                             
 Luther (PI), Graça Ataíde, Sandra Veríssimo e Marcio Porto (CE)           José Sergio, Cristiano, Silvia Petersen e Osvaldo. 

Tiago Bernardon, Plácido Júnior (CPT) E Doriel Barros (FETAPE)
Thayana, Izabel, José Bento
Thayana e Izabel apresentando o Projeto
da Casa de Detenção do Recife


Felipe Galindo, Renata Rolim, Socorro Ferraz e Christine Dabat 
Apresentação do artigo de Priscila Susan