quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DIGITALIZAÇÃO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ NA HEMEROTECA DO ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL JORDÃO EMERENCIANO



O equipamento utilizado é o Kirtas - Skyview
Crédito: Sandra Veríssimo


Crédito: Sandra Veríssimo


O projeto de digitalização do jornal Diário da Manhã (1927 a 1985) está sendo realizado no prédio sede do APEJE com a equipe de servidores e estagiários da hemeroteca e um servidor da CEPE. No entanto, este projeto é resultado de um convênio assinado em 2012 entre a UFPE e a Companhia Editora de Pernambuco com o objetivo de implementar estratégias de resgate, preservação e acesso a bens do patrimônio memorial pernambucano.

Representando a Universidade neste convênio, o Laboratório LIBER aplica o know-how armazenado na área da gestão do conhecimento, digitalização de acervos e desenvolvimento de instrumentos gestão e difusão do conhecimento gerenciados em software livre de código aberto na perspectiva open archives em benefício da preservação e do acesso às coleções.

O equipamento utilizado no projeto é uma máquina de digitalização Kirtas - Skyview que captura a imagem através de uma máquina fotográfica Canon EDS2 21.5 mp, com um computador Corel II Duo, em formato Jpeg, utilizando o photoshop para tratamento da imagem. O quantitativo do acervo reservado é de 175 volumes e já foi digitalizado 61.372 páginas.

A escolha do acervo sob a guarda do Arquivo Público de Pernambuco se deve a participação desta instituição na Rede Memorial de Pernambuco, uma rede de colaboração interinstitucional com o objetivo de promoção, preservação e acesso ao patrimônio memorial e informação de interesse histórico, custodiados por instituições de missão memorial de Pernambuco. Esta rede iniciada em 2009 conta com a participação da Biblioteca Pública do Estado, o Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE), o Laboratório Liber (UFPE), o Museu da Cidade do Recife, a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e o Instituto Ricardo Brennand (Instituto RB).

4 comentários:

  1. A Folha do Povo está há tanto tempo interditada que já merecia um projeto desse quilate. Ainda mais agora que o projeto do Diário da Manha está em fase conclusiva, e dada também a importância histórica da Folha do Povo para a história de Pernambuco...

    ResponderExcluir
  2. Bacana esta iniciativa. O Diario de Pernambuco mesmo, tirou o acervo que estava digitalizado do ar. Um desserviço. http://arquivo.pernambuco.com/isearch/ Lamentavel.

    ResponderExcluir
  3. Alguma previsão de quando estará disponível?

    ResponderExcluir
  4. sempre louvável projetos que proteja a nossa história.parabéns a todos que fazem o acervo público !

    ResponderExcluir