quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alunos da Escola Frei Romeu Peréa visitaram o APEJE

Prof. Emerson  apresentando o
acervo dos manuscritos
Prof. Artur e Marcela apresentando
o acervo da DOPS



Prof. Vlademir apresentando o acervo
do intermediário























Um dia diferente para grupo de alunos da Escola Estadual Frei Romeu Peréa: ao contrário do tradicional quadro e giz, o professor e Psicopedagogo Severino Alberto Leal levou um grupo de alunos para conhecer a estrutura e o funcionamento do Arquivo Público Jordão Emerenciano, possibilitando assim aproximar o universo escolar à consciência cidadã e de preservação de documentos, resultando assim na preservação da própria memória de nossa sociedade. A visita foi realizada no durante toda manhã (26/06), onde os visitantes tiveram uma oportunidade rara não apenas de ouvir, mas de ter contato com diversas formas de documentos guardados nos setores do APEJE. 
A visita teve início no setor do Arquivo Intermediário, os alunos tiveram orientação do técnico Vlademir que repassou toda noção de higienização e conservação de documentos, apresentando como exemplo o acervo do Conselho Penitenciário. Um segundo momento as alunas Adriana, Bárbara, Camila, Talita, Paloma e Thiago seguiram para o setor Permanente e ouviram palestras proferidas pelos técnicos responsáveis (André e Emerson) que apresentaram a riqueza do acervo acessível para pesquisa, bem como atas do período da escravidão (século XIX) desenvolvendo assim a curiosidade dos ouvintes que já vivenciam em sala de aula a temática apresentada. A terceira fase da visita foi dirigida ao setor de Iconografia, sendo os alunos recebidos por Taciana e pelo bolsista Ricardo que apresentaram a riqueza do acervo bem como o trabalho de preservação das várias fotografias, mapas, plantas e pinturas presentes no acervo. Finalizando a visita ao prédio Anexo, os alunos visitaram a sala que preserva todo acervo DOPS de Pernambuco, foram recebidos pelo técnico Arthur, os bolsistas e o chefe setorial Cícero Souza. Na DOPS conheceram o papel da instituição durante os anos de repressão, assistiram um vídeo sobre a Ditadura de 64, conheceram os diversos objetos recolhidos pela polícia durante os anos 40/60 (contra nazistas, integralistas e comunistas), possibilitando assim associarem o que estudam ao que a história construiu. No segundo momento os alunos seguiram para o prédio sede onde visitaram a Hemeroteca sob orientação de Kleber, biblioteca  guiados por Áurea e concluíram ao serem recebidos pelo chefe do Apoio Técnico Roberto Moura e em seguida o Coordenador do Arquivo Pedro Moura.
Assim, todos que fazem o Arquivo Público parabenizam iniciativa do professor Alberto Leal, bem como deixa aberto convite para que outras instituições (Escolas e Faculdades) agendem visitas e conheçam um pouco mais nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário