domingo, 24 de junho de 2012

História Indígena no Ensino Superior: a iniciativa da FABEJA em Pernambuco

  Edson Silva
 Professor de  História na UFPE e Presidente da ANPUH-PE(Gestão 2011-2012)



Uma ótima notícia! A cadeira História Indígena foi introduzida na grade curricular do Curso de Licenciatura em História, na Faculdade de Belo Jardim/FABEJA, cidade situada no Agreste pernambucano, vizinha a conhecida Caruaru. A inclusão da nova cadeira a partir de 2012 ocorreu no processo da reforma curricular do Curso de História e após a palestra “Os índios no currículo: entre imagens, discursos e exigências da lei 11.645”, realizada recentemente pelo Prof. Edson Silva (UFPE e ANPUH-PE) naquela instituição de Ensino Superior.
Essa iniciativa até onde temos conhecimento é uma das poucas em Pernambuco! E a FABEJA além de somar-se as contadas faculdades e universidades no Brasil que incluíram o ensino de História Indígena em seus cursos de licenciaturas, atende as exigências implícitas para o Ensino Superior pelo que determinou a Lei 11.645/2008: a obrigatoriedade do ensino de história e culturas dos povos indígenas nos currículos das escolas públicas e privadas no Brasil.
Exigências implícitas, pois, se a referida Lei faz exigências para os conteúdos da temática indígena nos currículos no Ensino Fundamental e Médio, assim os cursos de licenciaturas oferecidos nas instituições de Ensino Superior, sejam as faculdades, as universidades públicas ou privadas, sejam os cursos de magistérios ou quaisquer outros cursos de formação de professores, esses cursos devem incluir a formação específica para os estudantes e futuros docentes lecionarem os conteúdos determinados pela citada Lei.
Há 36 anos formando docentes para lecionar no ensino público e privado, a FABEJA pertence a Autarquia Educacional de Belo Jardim/AEB, onde estudam atualmente quase 2.000 alunos, sendo uns 400 em História incluindo indígenas Xukuru do Ororubá, povo que habita nos municípios de Pesqueira e Poção também vizinhos a Belo Jardim.

A inclusão do ensino de História Indígena no Curso de Licenciatura em História na FABEJA expressa a sensibilidade e a pronta acolhida da sugestão pelo Coordenador do Curso o Prof. José Adilson e pela Prof.ª Ana Marluce, a Chefe do Departamento de História. E ocorreu sem muita surpresa, uma vez que segundo informações o Cacique “Xicão” por diversas vezes se fez presente em palestras e eventos na FABEJA e uma semana antes de ser assassinado esteve realizando uma palestra naquela instituição de ensino. E, além disso, alunos e professores participaram em terras Xukuru das cerimônias de despedidas daquela reconhecida liderança indígena. Sem contar que a Prof.ª Mercês Costa, atual Diretora da FABEJA, sempre levou turmas de estudantes para conhecer a Área Indígena Xukuru o que demonstra as relações muitos próximas com o povo Xukuru do Ororubá.
Acreditamos que a inclusão e o ensino de História Indígena nos cursos de licenciaturas, além de promover a discussão e problematização sobre o lugar dos índios, melhor dizendo dos povos indígenas, em suas relações com a nossa sociedade e na História do Brasil, possibilitará a superação de visões superficiais, exóticas e folclorizadas sobre “o índio”.  Favorecendo o reconhecimento dos direitos das sociodiversidades expressadas pelos povos indígenas, a exemplo dos Xukuru e demais povos indígenas habitantes no Agreste pernambucano e regiões próximas. Contribuindo assim para uma convivência respeitosa baseada no diálogo entre os diversos atores sociopolíticos nos diferentes contextos e processos históricos.
Por esses motivos parabenizamos a Coordenação do Curso de História na FABEJA, os colegas docentes, os estudantes, os povos indígenas e toda sociedade de Belo Jardim e regiões vizinhas por essa conquista! Que o exemplo da FABEJA seja fonte de inspiração a ser seguido por outros estabelecimentos de formação de professores e do Ensino Superior!
PS-na Faculdade de Filosofia de Caruaru/FAFICA, mantida pela Diocese de Caruaru, e onde estudam cerca de 2.000 alunos, sendo aproximadamente 250 alunos no Curso de História, é ministrada a cadeira “Etnias Nativas e Diversidade Sociocultural no Brasil” que aborda a temática indígena.

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