domingo, 24 de junho de 2012

Ensino de História Indígena no CESVASF

Geyza Alves
Coordenadora do Curso de História do CESVASF
O  curso de Licenciatura em História do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco- CESVASF, possui desde 2007 a disciplina obrigatória História e Historiografia dos Povos Indígenas do Nordeste e, como disciplina eletiva,  Educação Escolar Indígena  nos outros cursos de Licenciatura da IES, antes mesmo da publicação da lei 11.645/2008.

O CESVASF está situado no município de Belém do São Francisco, região do submédio do São Francisco, onde são encontrados em seu entorno um número significativo de povos indígenas no estado de Pernambuco, como  também  a etnia Tuxá do lado baiano.  

As etnias Pankaiwká, Pankará, Pankararú, Pipipã, Tuxá e Truká são representadas entre os alunos que o CESVASF atende, sendo este mais um componente norteador da implantação da proposta política pedagógica que visa também aproximar e promover a integração entre a academia e a realidade social que está inserida, proporcionando a melhoria de qualidade da Educação e da valorização da história e cultura regional.

Também com um compromisso na formação continuada de professores índios e não-índios, o departamento de História desenvolve no Programa de Pós-graduação o Curso de Especialização em História e Cultura afro-brasileira e indígena. 

Assim,  com uma abordagem que nega a abordagem de extinção e integração ou o tratamento dos povos indígenas como objetos de uma cultura pitoresca, o curso de História do CESVASF busca fazer/contar, com seus discentes, uma história de grupos indígenas como sujeitos/atores da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário