quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CTCM 2015

Prezados Pesquisadores


A Comissão Organizadora da Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória, tem o prazer de convidá-los para o CTCM 2015 que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de Novembro de 2015, na UFPE. Esse ano o enfoque temático será: Curadoria em Rede: estratégias para gestão, preservação e acesso. As informações sobre a política e orientação de submissões dos trabalhos estão disponíveis no site: http://www.liber.ufpe.br/ctcm/ ou entrando em contato conosco pelo e email: comunicacao.ctcm@ufpe.br. Solicitamos ampla divulgação da Conferência entre seus contatos e comunidade científica interessada.

Sem mais para o momento, agradecemos desde já sua valiosa colaboração e aguardamos sua presença no evento.

WORKSHOP PRESERVAÇÃO DE DADOS DIGITAIS



Dia 17 de Agosto, no Auditório do Departamento de Ciência da Informação da UFPE, do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, o Laboratório Lber recebeu o Sr. Rune Bjerkestrand, Presidente Mundial da Piql, para ministrar o workshop preservação de dados digitais e iniciar procedimentos para assinatura de um convênio UFPE – Piql.

A Piql conduziu um projeto de pesquisa de € 20 milhões, apoiado pelos governos dos EUA e da Noruega, para desenvolver uma solução inovadora para a preservação de conteúdos digitais. A Piql converteu o filme fotossensível em mídia de armazenamento digital com o objetivo de preservar os dados digitais valiosos com segurança e mantê-los acessíveis por pelo menos 500 anos. A tecnologia Piql procura assegurar o acesso no futuro, independentemente da disponibilidade de tecnologias ou fornecedores específicos.

ENCONTRO ACADÊMICO CENGAGE LEARNING: HUMANIDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO





O professor Marcos Galindo Lima foi convidado pela Cengage Learning para proferir palestra no Encontro Acadêmico Cengage Learning: Humanidades Digitais na Educação, no dia 14 de agosto de 2015, na Academia Pernambucana de Letras, no Recife –PE.
Com o título “HUMANIDADE E O DIGITAL” o Professor Galindo expôs dialogicamente sobre a contingência da preservação memorial na contemporaneidade, contextualizando a necessidade do entendimento do processo de curadoria digital pelos gestores de Instituições de Memória, teorizando que “não há nada mais tecnológico que o mundo digital”.

Na ocasião houve o lançamento formal da Coleção Digital “Oliveira Lima Library”: https://www.dropbox.com/sh/s4rt06b00suzgd0/AADR4m1gU7jmZjmKQCsMK4OLa?dl=0. Esta coleção faz parte dos esforços da GALE, parte de Cengage Learning e The Catholic University em digitalizar a biblioteca pessoal de Manoel Oliveira Lima: http://publicaffairs.cua.edu/releases/2015/lima-library.cfm.





Como fruto da Exposição Legatio de 2014, produção cultural organizada pela UFPE – Laboratório Liber e Instituto Clio, o Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem da UFAL idealizou uma amostra cartográfica: Através dos mapas, Paisagens Viajam. No dia 21 de julho de às 19hs foi aberta a exposição com a palestra de abertura do professor Marcos Galindo Lima, apresentação de concerto de música clássica com quarteto de cordas Arcangelo e projeção de documentário Entre Céus (Betweenlands), que aborda presença holandesa no Brasil no século XVII, intercalando o cenário da cartografia de Johan Vingboons, com as mesmas paisagens no tempo presente. A exposição estará em cartaz na Casa do Patrimônio em Maceió - IPHAN/Alagoas disponibilizada ao público de 21 julho a 09 de setembro de 2015.