quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Documentos do Arquivo Público de Campos, RJ, são digitalizados

Os documentos Arquivo Público de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estão sendo digitalizados no Instituto Federal Fluminense (IFF). Os primeiros documentos do projeto "Memórias da Escravidão” já começaram a passar pela digitalização desde dezembro 2014. Os 500 documentos são dos períodos da escravidão e fazem parte do acervo de documentos do Arquivo Público Municipal. 
Grande parte do arquivo é composta por documentos jurídicos que trazem ações de escravos que entraram na Justiça, para, por exemplo, pedir a liberdade por diversos motivos. O espaço foi destaque na edição de maio da Biblioteca Nacional e considerado modelo no simpósio Íbero Americano Educativo, no México.
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho é referência na restauração de documentos históricos no interior do estado e se destaca na preservação de acervos importantes para a construção histórica da cidade. O espaço segue as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A documentação digitalizada será disponibilizada aqui na internet. A ideia é democratizar o acesso à documentação através da internet, o que vai facilitar o trabalho dos pesquisadores, já que o Arquivo recebe muitas visitas de historiadores de outros municípios e estados.
A previsão é que a digitalização aconteça até fevereiro ou março de 2015. A primeira etapa do projeto de digitalização começou em novembro para testar os equipamentos. Alguns registros são do século 18, um período em que o município concentrava o maior contingente de escravos da província do Rio de Janeiro: 60% da população era escrava. Na época, a compra e venda de negros era mediada através de cartas.

Fonte: http://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2014/12/documentos-do-arquivo-publico-de-campos-rj-sao-digitalizados.html

Reestruturação da nova sede do Arquivo Público de Alagoas

O Governo do Estado inaugurou em Dezembro, a reestruturação da nova sede do Arquivo Público de Alagoas (APA), em Jaraguá. Instalado em um ambiente climatizado, que garante a preservação do acervo, o Arquivo Público passou por um processo de informatização, no qual os documentos oficiais foram scaneados e digitalizados para facilitar o acesso a estudantes e historiadores.

Integrado ao Gabinete Civil desde 2007, o Arquivo Público de Alagoas passou a receber uma atenção especial do Governo Estadual, tendo em vista a necessidade de preservação dos documentos oficiais, dentre outros ofícios e obras que constroem a história de Alagoas. O investimento para revitalização do Arquivo Público pôde viabilizar a aquisição de estantes de exposição e scanners, que têm a capacidade de digitalização e catalogação eficiente, proporcionando fácil acesso aos pesquisadores.

Durante seu discurso no ato solene de inauguração, o governador Teotonio Vilela destacou o trabalho realizado pela administração do espaço, desempenhado pelo diretor-geral Marcos Vasconcelos Filho, parabenizando-o por sua dedicação e serviços prestados, ressaltando a valorização do ato de preservar a história do nosso Estado.

“Esse espaço está propiciando o resgate e a manutenção de documentos essenciais para história e para educação da sociedade alagoana. Todo trabalho, dedicação depositado neste lugar, pela equipe de Marcos Vasconcelos é um grande serviço prestado à população alagoana, pois salvaguarda nossa história”, ressaltou o governador.

O secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, destacou a modernização do APA. “Além de restaurar essa estrutura ampla e deixá-la confortável, foi possível adquirir um scanner planetário que realiza a digitalização dos documentos com uma qualidade surpreendente. Conseguimos preservar 400 anos de história documental”, salientou. Sobre o acervo, Álvaro Machado revelou: “Temos ainda um arquivo fotográfico abrangente, único em Alagoas, além dos relatórios originais feitos por Graciliano Ramos que podem ser acessados neste lugar por qualquer um”.


Fonte:  http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/12/18/reestruturacao-da-nova-sede-do-arquivo-publico-de-alagoas-e-entregue