quinta-feira, 3 de abril de 2014

Arquivo Público inicia treinamento para digitalização de jornais

A Superintendência do Arquivo Público de Uberaba deu início ao treinamento para o restauro e a digitalização dos jornais que fazem parte do acervo do Arquivo Público. Participaram do treinamento, 12 pessoas, dentre funcionários do arquivo, técnicos do Arquivo Público Mineiro, coordenador do projeto e cinco alunos dos cursos de História e Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os alunos integram o projeto como bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O treinamento foi ministrado pelo técnico da multinacional Scan, Maximilian Adelmann, e faz parte do “Projeto Hemeroteca Digital”, que está sendo implantado em Uberaba em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e Arquivo Público Mineiro , tendo como coordenador o historiador Bruno Silva Martins. O projeto visa à criação dos laboratórios de digitalização e restauração de documentos para digitalizar todo acervo dos jornais e documentação. “O projeto de digitalização será realizado pelo período de um ano. A intenção é de que, no futuro, possamos oferecer cursos aos funcionários dos arquivos públicos da região para nortear os conhecimentos técnicos da nossa área. Uberaba está se tornando um polo regional de documentação e vai trabalhar em prol dos Arquivos Públicos da região”, explicou a superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova.
O projeto da Hemeroteca visa, inicialmente, digitalizar os jornais da cidade como Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, Lavoura & Comércio e Gazeta de Uberaba. Posteriormente, o trabalho será estendido a todo o acervo do Arquivo Público, como atas da Câmara Municipal, documentos do cartório e os arquivos antigos, como a Carta da Sesmaria de 1989.

Fonte: http://www.jornaldeuberaba.com.br/cadernos/cidade/11190/arquivo-publico-inicia-treinamento-para-digitalizacao-de-jornais

Nenhum comentário:

Postar um comentário