sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

As redes e a transformação do conhecimento

Ultimamente muito se tem discutido sobre a importância das redes sociais para a produção de conhecimento científico, capaz de modificar as atuais estruturas sociais de poder e legitimação. Alguns movimentos acadêmicos e muito sérios estão cada vez mais presentes na América Latina e Caribe, tentando articular e estimular as redes científicas já existentes. O movimento "Internacional del Conocimiento" (IdC) já foi objeto de posts em alguns blogs e tem influenciado diretamente o trabalho de uma rede internacional sobre acesso à informação, que, em 2013, conseguiu organizar uma jornada internacional na Colômbia (ver página aqui). Os "Dialogos en Mercosur" representam uma outra rede aglutinadora de pequenas redes, que vem trabalhando em paralelo à IdC, conseguindo resultados impressionantes. 

Após um ímpeto inicial pode-se perceber um avanço muito grande da produção em redes na América Latina e Caribe, que, porém, necessitam (pelo próprio crescimento) organizarem-se melhor e mais articuladas umas com as outras. 

Em 26 a 28 de março, agora, com o objetivo de avançar e solidificar o trabalho colaborativo com redes de conhecimento, se realizará em Medellín, Colômbia, o "I Encuentro de Redes Académicas e Investigativas en América Latina, el Caribe y Europa Latina", cujas submissões estão abertas até 20/fevereiro/2014.  Maiores detalhes sobre o I Encontro de Redes podem ser obtidos baixando a Convocatória e/ou o Cartaz do evento.

Fonte: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2014/02/as-redes-e-transformacao-do-conhecimento.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+MetodologiaEmCienciaDaInformcao+(Metodologia+em+Ci%C3%AAncia+da+Informa%C3%A7%C3%A3o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário