domingo, 24 de novembro de 2013

Lei de criação do Arquivo de Garanhuns


No ultimo dia 04 foi publicada a lei n. 3937/13 que cria o Arquivo Público do Município de Garanhuns. Tem por finalidade preservar e divulgar o patrimônio documental dos órgãos dos poderes executivo e legislativo  no âmbito da administração municipal direta e indireta, bem como documentos privados e de interesse público.
Parabéns Garanhuns!!!!! Essa luta é de todos nós.

Acervo DOPS (Delegacia de ordem Política Social ) – APEJE

Fábrica Lafayette Moreira e Cia


O acervo da Delegacia Ordem Política Social (DOPS) sob guarda do Arquivo Público Estadual conta atualmente com uma diversidade documental expressiva, correspondente ao período do século XX (a partir da década de 30).  Aqui o pesquisador encontrará em nosso espaço de pesquisa um registro de aproximadamente 217 prontuários  deste período.   Acervo esse  com inúmeros documentos (5.400) que trata das mais variadas questões ,tais como:
·  
 Listagem de quantitativo de operários empregados nos estabelecimentos; gêneros; trabalho infantil no período;
· Conflitos no interior nas fábricas (registro, relatórios de investigadores, repressão, sabotagem, conspiração, suspeita participação ao movimento nazistas no estado, greves, furtos);
·   Questões trabalhistas (demissão, admissão, exploração (como o não pagamento) dos proventos, queixas elogios ao trabalho desenvolvido;
·      Telegramas, ofícios, Estatutos;
· Recortes de jornais registrando falências; greves; visitas de autoridades; prisão;
·     Desenhos (logomarcas da empresa; emblema nazista, integralismo e outros);
·        Influência movimento comunista liderados por operários e comitês locais;
·        Diário Oficial;
·        Inquérito (acusação de subversão);
·        Boletim informativo (história propaganda e mobilização;
·        Qualidade do produto produzido, contrabando de cigarros;
·        Registro de prisão e muitos outros pontos.



Com essa temática temos: Fábricas (85); Tecidos (19); Tecelagem (11); Operários (94); Menor (01); Acidente (01); Incêndio (03); Salário (03).

Esperamos a partir das informações apresentadas possibilitarmos ao pesquisador das diversas áreas de pesquisa conhecer um pouco da riqueza e prestação de serviço. Como também, desejamos ampliar as possibilidades de exploração de uma temática pouca estudada nas pesquisas acadêmicas.
Áreas de pesquisa que poderão ser contempladas: História, Geografia, Sociologia, Direito, Ciência da Informação e Ciência Política.

Cícero Souza – Historiador e responsável técnico pelo acervo DOPS/APEJE.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Cristais de memória do Superman" armazenam até 360TB por 1 milhão de anos

Dados guardados no cristal

Uma equipe de cientistas da Universidade de Southampton, da Inglaterra, criou um cristal capaz de armazenar informações digitais em cinco dimensões— as três dimensões do espaço e duas dimensões extras das nanoestruturas — e com possibilidade de atingir 360TB de dados guardados (o equivalente a cerca de meio milhão de CDs convencionais) por até 1 milhão de anos, de acordo com cientistas.
Os pesquisadores utilizaram nanoestrutura de vidro para demonstrar os processos de gravação e recuperação de dados digitais através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos). Os dados são gravados por meio de nanoestruturas auto-montadas criadas em quartzo fundido.
Chamado carinhosamente de "cristal de memória do Superman” (a tecnologia lembra os cristais de memória do filme do Super-Homem), que o herói usava para armazenar arquivos de dados de seus pais.O professor Pete Kazansky, supervisor da equipe que desenvolveu a tecnologia, explica que é “emocionante pensar que foi criado o primeiro ‘documento’ capaz de sobreviver à raça humana”. Segundo ele, “esta tecnologia pode armazenar as últimas evidências da civilização: tudo o que foi aprendido não será esquecido”.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EDITAL DE INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS DE REPRODUÇÃO DE ACERVOS MEMORIAIS DE INSTITUIÇÕES COMPROMETIDAS COM POLÍTICAS DE DIGITALIZAÇÃO

REDE MEMORIAL e a PETROBRAS tornam público a seleção da 1ª Edição do Prêmio Memorial Digital, com o objetivo de disponibilizar equipamentos de digitalização e treinamento para as instituições dispostas a integrarem ou que já participam da rede nacional de instituições comprometidas com políticas de digitalização e preservação dos acervos memoriais no Brasil – Rede Memorial.
Este prêmio é uma promoção do Instituto Brasiliana (associação privada sem fins lucrativos dedicada à apoiar projetos relevantes para a difusão da cultura brasileira e a formação e conservação de acervos – CNPJ 12.407.057/0001-99), por iniciativa do Comitê Gestor da Rede Memorial e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (“Programa de apoio à digitalização de acervos culturais e históricos no Brasil” – Pronac 12 9073) e com o patrocínio da Petrobras.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Blog hoje completa dois aninhos!!!


Viva!!!!

Aconteceu entre os dias 12 a 14/11, no Instituto Ricardo Brennand a Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória - CTCM 2013

Mesa de abertura
Pedro Puntoni - USP


Balé Popular
Fórum Norte -Nordeste da Rede Memorial


José Murilo - Minc e Lauro Ávila - Secretaria de Cultura de
São Paulo

Albertina Malta apresentando seu trabalho de pesquisa
Apresentação de pesquisa


Ângela Nascimento representando a SUDENE e Lucia Roberta
diretora da Biblioteca do Estado
Membros do Fórum



























Parabéns a Coordenação Geral do CTCM 2013 na pessoa do Professor Marcos Galindo - UFPE, Professor Carlos Xavier - UFPB e Professor Pedro Puntoni - USP. Como também a Comissão Executiva que trabalharam e conseguiram abrilhantar este encontro. A abertura do evento contou com a participação do Balé Popular do Recife que homenageou a todos os nordestinos com os ritmos do frevo, maracatu, caboclinhos, etc     
  As palestras escolhidas propiciaram  temáticas que serviram para agregar mais valor aos pesquisadores da área de Ciência da Informação: rede de colaboratividade, curadoria digital, preservação e acesso a cultura digital. 
Houve também dentro da programação o Fórum Norte-Nordeste da Rede Memorial que contou com a presença de representantes de várias instituições de memória, como a  Biblioteca Pública do Estado, o Memorial da Justiça, o Arquivo Público do Rio de Janeiro,  a SUDENE, a Cúria Metropolitanta de Olinda e Recife, a FUNDAJ e membros do próprio Instituto Ricardo Brennand. Além dos parceiros: BNDES, Ministério da Cultura, RNP, Secretaria de Cultura de São Paulo e da Brasiliana USP.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pesquisa sobre "Direito a Informação" ganha prêmio no Brasil



A pesquisadora Márcia Heloísa Tavares Figueiredo de Lima, integrante da RAI-IC (Red de Acceso a la Información de la Internacional del Conocimiento), com trabalhos apresentados no simpósio do Chile (jan/2013) e nas jornadas da Colômbia(outubro/2013) ganhou o prêmio de melhor trabalho do GT1 - pesquisadora sênior doENANCIB  na semana passada. 

Os Enancibs que ocorrem desde 1994 - o primeiro foi no Rio de Janeiro - instituíram há alguns anos a premiação dos melhores trabalhos em cada grupo. Hoje são 11 grupos. Alguns grupos votam nos melhores trabalhos..O Grupo de Trabalho 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação costuma selecionar dois trabalhos - um trabalho na categoria "senior" - de pesquisador doutor e outro na categoria "júnior" - novos pesquisadores recém doutores ou doutorandos, recém mestres ou mestrandos. 

O critério deste grupo tem sido a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores que utilizam o sistema double blind review (não sabem quem é o avaliado, que tampouco sabe quem o avalia). Em 2013 o trabalho senior escolhido foi da professora Marcia H. T. de Figueredo Lima da UFF (que apresentou trabalho no simpósio XIV no Chile em janeiro e nas JIAI em Medllin) que apresentou uma consolidação dos seus estudos sobre o tema do direito à informação "O estatuto epistemológico do direito à informação: das dimensões aos limites" no qual apresenta uma matriz epistemológica sobre o tema, que a autora considera uma matriz didática, já que consiste em uma análise bibliográfica contendo os apontamentos de conceituados autores, uma espécie de mapeamento com o estado da arte sobre o tema.

O trabalho escolhido na categoria júnior foi "O conceito de informação pelo viés da alteridade, resultado de tese de doutorado de Jonathas Luiz Carvalho Silva orientado por Henriette Ferreira Gomes apresentado em co-autoria pelos dois autores.

Baixe aqui as apresentações em Medellín, nas JIAI:

domingo, 3 de novembro de 2013

Congresso adere ao Novembro Azul contra o câncer de próstata

Ao exemplo do que ocorre em outubro – quando vários monumentos e prédios públicos em todo o País se iluminam de rosa para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama -, o Congresso Nacional aderiu ao Novembro Azul. Desta vez, para lembrar a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, o prédio receberá uma iluminação azul a partir desta segunda-feira - 4 de novembro.

O Novembro Azul também terá uma ação política efetiva com o lançamento, na terça-feira (5), da Frente Parlamentar da Saúde do Homem no Congresso Nacional, com a adesão de mais de 200 deputados federais.


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. 


Mesmo o câncer de próstata sendo o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-menaloma, 44% deles nunca foi a um urologista e mais da metade sequer fez um exame de próstata. Esse foi o resultado alarmante de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia.


As ações deste ano do Novembro Azul visam incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é possível se os homens que têm 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

Fonte:http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=228245