sábado, 28 de setembro de 2013

III Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco

Sandra Veríssimo e Paulo Rubens


Adriano Marcena


Entre os dias 25, 26 e 27 de setembro aconteceu em Gravatá a III Conferência Estadual  de Cultura. Estiveram presentes: Bruno Martiniano - Prefeito de Gravatá, Teresa Leitão - Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, Paulo Rubens - Deputado Federal, Isaar França - Conselho Estadual de Cultura, Severino Pessoa - Presidente da Fundarpe,  Fernando Duarte - Secretário de Cultura, Americo Córdula - Ministério da Cultura.
A palestra inicial, "Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional da Cultura" foi proferida por Américo Córdula. Depois discussão e aprovação do Regimento Interno pela Comissão Organizadora.
No segundo dia os delegados foram divididos por  4 eixos para discussão das propostas.
Eixo 1: Implementação do Sistema Nacional de Cultura
Eixo 2: Produção Simbólica e Diversidade Cultural
Eixo 3: Cidadania e Direitos Culturais
Eixo 4: Cultura e Desenvolvimento 
No terceiro dia a leitura e aprovação das propostas dos grupos temáticos e eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional em Brasília, no mês de novembro de 2013.







terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arquivo Público de Alagoas publica livro e revista

Ser guardião da história do Estado é uma das funções do Arquivo Público de Alagoas (APA), mas fomentar o interesse e a produção de conteúdos que preservem e narrem o desenvolvimento da sociedade alagoana é o principal desafio da instituição. É por isso que na próxima sexta-feira (27), às 16h, no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto, o APA irá lançar o livro “Arquivo Público de Alagoas – Memórias histórico-administrativas” e da “Revista do Arquivo Público nº 2”.
São duas publicações de caráter técnico-científico que irão enriquecer ainda mais o já vasto acervo de documentos da instituição e que estarão à disposição da população como pilares para consultas e pesquisas de estudantes, historiadores e cidadãos que enaltecem a cultura do Estado.
Com as novas obras, o APA reafirma o compromisso social e a premissa assumida pelo atual Governo do Estado, que é o respeito pelo patrimônio histórico e social do povo alagoano. Incentivar a produção de conteúdos que narrem o desenvolvimento, os costumes, tradições e os atos governamentais instituídos na sociedade contemporânea é demonstrar apreço pelo maior bem de um povo: sua história.
“A missão de governar Alagoas impõe-me desafios que muitas vezes parecem intransponíveis, mas também me traz muitas satisfações e alegrias, em especial porque nesta terra somos fartos em arte, poesia, beleza, simplicidade, honestidade, mas, principalmente, em inteligência. Alagoas é um celeiro de inteligências”, afirma o governador Teotonio Vilela Filho.
O livro “Arquivo Público de Alagoas – Memórias histórico-administrativas” desvenda a história da instituição por meio de uma linha do tempo esclarecedora, além de expor os gêneros documentais e publicações existentes no acervo.
Com relação à “Revista do Arquivo Público nº 2”, o leitor irá encontrar o conteúdo de 25 publicações, desde ensaios a artigos científicos de diversos estudiosos, de graduandos a pós-doutores. Publicam nesta edição, por exemplo, nomes como Geraldo de Majella, com o artigo “Jayme Miranda: um revolucionário brasileiro”; Edson Bezerra, com o “Manifesto Sururu” e Liutgarde Cavalcanti Barros, com o “Pensamento Social de Alagoas: efemérides e esparsas reflexões”.
O próximo número da Revista já está sendo preparado e os interessados em contribuir com conteúdos que tenham por finalidade a divulgação da história alagoana, da arquivologia e da arquivística podem enviar os textos até o mês de novembro. Os artigos e ensaios devem ser remetidos à sede do Arquivo Público, na Rua Sá e Albuquerque, s/n, Jaraguá, Maceió-AL, CEP: 57022-180.
“Dentro do programa da atual gestão do APA, além de um planejamento de sua estruturação física e técnico-científica, estamos buscando fomentar um plano paralelo de publicações oficiais da instituição, que agora se inicia com o lançamento deste livro e deste periódico indexado, qualificado em seu conselho editorial e autores”, pontua o diretor do Arquivo Público de Alagoas, Marcos Vasconcelos Filho.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Consulta Pública sobre Projeto de Lei que altera dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991

O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, disponibiliza em consulta pública proposta de projeto de lei que altera, revoga e acresce novos dispositivos à Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, apresentada e debatidas em suas 71ª e 72ª Reuniões Plenárias que ocorreram nos dias 13 e 14 de agosto de 2013.

Tendo em vista a relevância da matéria, voltada para as questões inerentes à responsabilidade funcional e social do Poder Público perante a gestão, preservação e acesso aos documentos e informações públicas, disponibilizamos o texto da proposta de projeto de lei que altera, revoga e acresce dispositivos da Lei nº 8.159, de 1991, a fim de receber sugestões para o seu aperfeiçoamento.

As sugestões poderão ser encaminhadas a Coordenação de Apoio ao CONARQ, do dia 16 de setembro a 15 de outubro de 2013, das seguintes formas, via e-mail:consultalei8159@arquivonacional.gov.br ou via correio para o endereço: Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ - Praça da República, nº 173, Bloco F, 3º andar, Centro, CEP: 20211-350 - Rio de Janeiro- RJ, com a indicação do assunto "Sugestões ao projeto de lei que altera dispositivos da Lei de Arquivos e dá outras providências".
A equipe de Coordenação do CONARQ se coloca a inteira disposição para o esclarecimento de dúvidas, nos seguintes telefones: (21) 2179-1271, 2179-1293, 7616-9417.




sábado, 14 de setembro de 2013

3ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco

O encontro acontece entre os dias 25 e 27 de setembro em Gravatá para discutir a gestão da cultura pernambucana e eleger os representantes para a Conferência Nacional
Divulgação
Descrição da imagem
Marcado para a última semana de setembro, de 25 a 27, o encontro reunirá delegados eleitos nas Conferências Municipais de Cultura e representantes natos. Durante o encontro, serão escolhidos por votação os representantes de Pernambuco na III Conferência Nacional de Cultura, marcada para acontecer entre 26 e 29 de novembro.

Com o tema "Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura", a conferência pernambucana vai reunir representantes de todas as regiões de Pernambuco para traçar metas e objetivos da gestão cultural no estado e nas cidades.

O encontro será organizado em quatro eixos: Implementação do Sistema Estadual de Cultura; Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura e cidadania; e Cultura e desenvolvimento.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Arquivo Municipal de Gravatá


Foi aprovada a Lei Municipal nº 3629/2013, datada de 29 de agosto de 2013, que dispõe sobre a criação do Arquivo Público do Município de Gravatá.



domingo, 8 de setembro de 2013

Projeto Resgata a historiografia do Estado de Mato Grosso do Sul

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, realiza de segunda a sexta-feira (9 e 13), em Dourados, mais uma etapa do projeto ‘Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul’.
 
Serão realizados levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas do município, como a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Administração, Câmara Municipal e Centro de Documentação Regional da UFGD. A equipe é formada pelas historiadoras Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público Estadual.
 
O projeto irá registrar através de inventário os documentos da nossa historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer descaso ou descarte.
 
O inventário irá revelar os documentos que temos, onde e como os mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção historiográfica regional.
 
O trabalho irá abranger documentos do Poder Executivo e Legislativo e também arquivos de acervos particulares que sejam importantes na formação da história do município ou Estado.
 
Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o Arquivo Público publicará o inventário no formato de um catálogo. Com os documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de preservação dos acervos.
 
“Ao inventariar a massa documental da administração pública, o Arquivo Público Municipal de Três Lagoas estará fazendo o resgate de informações e da própria história. Terá em mãos subsídios para executar as atividades que lhe cabe. Esta ação irá garantir uma atitude de preservação dos acervos”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo Público Estadual.

Fonte:http://www.folhacg.com.br/noticias-ler/projeto-registra-historiografia-do-estado/4787/ 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Prédio Anexo do Arquivo do Estado de Pernambuco está de cara nova

ANTES DA PINTURA

DEPOIS DA PINTURA

O Prédio Anexo do Arquivo de Pernambuco que fica na rua Imperial, 1069, bairro de São José, está com sua fachada pintada. Este prédio que abriga um valioso acervo de documentos escritos, iconográficos e cartográficos foi vistoriado por técnicos da Secretaria de Educação que enviou uma equipe para fazer as devidas obras.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Arquivo Público de Aracaju promove palestra sobre cultura popular


Quando falamos em cultura, lembramos logo de sua representação, do conjunto de comportamentos, costumes, crenças, identificação de um povo e seus valores. Assim são as culturas populares e suas manifestações através do artesanato, cantigas, danças, comidas, contos, lendas e folguedos.
Para não deixar morrer nossas tradições e herança indígenas, o Arquivo Público da Cidade de Aracaju, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) promove na manhã de sexta-feira, dia 6, a partir das 9h, a palestra "Cultura Popular em Sala de Aula". O tema será apresentado aos alunos convidados pelo professor Marcos Vinícius Melo dos Anjos.
De acordo como o diretor Anderson Curvelo, realizar um evento como este é adquirir novos conhecimentos, divulgar a cultura e fomentar as tradições locais. "Fazer cultura é viabilizar conhecimento para nossos alunos, para que, com isso, seja conhecida e reconhecida nossa sergipanidade", relatou.
O evento dará continuidade às comemorações da semana do Folclore, evidenciando as festividades promovidas para difundir a cultura popular. Além do projeto, o arquivo segue com exposições fotográficas abertas ao público.
O Arquivo Público da Cidade de Aracaju fica na avenida Hermes Fontes, 399 - no bairro São José. Visitas escolares também podem ser agendadas através do telefone (79) 3179-1381.