terça-feira, 31 de julho de 2012

Aula de Campo com alunos e professores da Secretaria de Educação do Paulista

 Um Projeto da área de Ciências Humanas chamado Triatlo do Conhecimento levou no dia 26 de julho alunos e professores das escolas da cidade do Paulista, foram elas:
* Maria Conceição da Paz
*Mumbeca I
*Susie Regis
*Miguel Arraes
*Marcos Freire
*Firmino da Veiga
*Carlos Wilson
*Cônego C. Carvalho

A Professora de História Adinaly Pereira contactou com o Arquivo Público, agendando esta aula de campo, porque a proposta pedagógica desenvolvida pela equipe visava abordar a temática da repressão na Ditadura Militar de 1964.
Alunos e Professores foram recebidos pela equipe da Hemeroteca, Biblioteca, DOPS, Cartografia, Iconografia e Setor de Manuscritos.

Tiveram a oportunidade de conhecer profissionais de paleografia trabalhando no projeto "Oficios do Governo" e na digitalização de 14.000 imagens.

No setor de manuscritos tiveram a oportunidade de ler documentos do conjunto de petições ao Governo do Estado assinado pela família Lundgren.

Ao final o objetivo foi atingido pelo esforço de toda a equipe, devendo assim ser socializado na volta as suas unidades escolares. Parabéns a todos!





domingo, 29 de julho de 2012

Lei de Acesso é falha no registro de dados, diz Coordenador do Arquivo Público de SP


A Lei de Acesso à Informação é falha no que diz respeito ao registro e armazenamento de dados, avalia o Coordenador do Arquivo Público de São Paulo, Carlos Bacellar, também professor de História da USP e responsável por implementar a lei no Estado.
"Não adianta você querer dar acesso à informação se você não acha a informação, se ela está desorganizada, caótica, guardada em depósitos, em buracos. Em geral, os órgãos públicos reservam o pior lugar que eles têm para guardar os documentos", diz, nesta entrevista ao Estadão.
Segundo ele, o Arquivo Nacional, que deveria ser o grande ator do registro de informações, anda ausente. "Estou temeroso. Falta uma política mais incisiva nisso".
Bacellar refuta a tese de que o mundo digital vai tornar mais barato e menos demorado o arquivamento dos dados:
"A informática parece ser uma panaceia para todos os problemas, mas ela é muito inconstante. Você faz um sistema hoje, começa a implementar, daqui a cinco anos ele já está velho. O software envelheceu, as máquinas envelheceram. Isso exige um investimento de renovação contínua".

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Minicurso de Conservação Preventiva


Laboratório
Laboratório
Aconteceu entre os dias 24, 25 e 26 de julho, das 9 as 16 horas, o minicurso de conservação preventiva oferecido pelo APEJE. Quem ministrou este minicurso foi o Chefe do Laboratório de Conservação - Clodomir Campello e teve como objetivo oferecer qualificação e capacitação profissional, fornecer informações básicas à conservação de acervos bibliográficos e assim sistematizar a conservação de livros e documentos. Participaram desse minicurso funcionários do Arquivo da Prefeitura do Recife, da Câmara do Recife, da Prefeitura de Ipojuca e da Escola Técnica Federal de Ipojuca. Ao final do curso os alunos foram conhecer o acervo documental do prédio anexo do APEJE, onde tiveram acesso aos documentos da DOPS, da iconografia, cartografia e finalizando o acervo de manuscritos. 

DOPS
Iconografia/cartografia
Manuscritos

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Diário de Pernambuco prestigia o APEJE

O Arquivo Público do Estado de Pernambuco recebeu a visita da equipe do Diário de Pernambuco com o Jornalista Tércio Amaral. A temática levantada foi a importância do acervo da DOPS e a contribuição para os trabalhos da Comissão da Verdade e Memória Dom Helder Câmara.
A equipe de jornalismo teve acesso as instalações do setor DOPS, bem como informações relativas aos trabalhos de melhoria do acervo, inclusive a digitalização de alguns prontuários, visando atender as possíveis necessidades dos componentes da Comissão da Verdade. 


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Blog leva você para Fernando de Noronha!

Foto: Renata Victor
Fernando de Noronha faz 509 anos no dia 10 de agosto e você pode comemorar este aniversário na própria ilha. Com apoio da EMPETUR (Empresa Pernambucana de Turismo), o blog Viver Noronha promove o concurso cultural que vai levar um internauta, com acompanhante, para celebrar a data na ilha, com o luxo de se hospedar na premiada Pousada Zé Maria.
Internautas de todo o Brasil podem participar e as passagens estão garantidas com saídas de qualquer capital do país. Quem descobriu este paraíso foi Américo Vespúcio, então, para concorrer, você deve responder em até 140 caracteres: se você fosse Américo Vespúcio, o que diria ao descobrir Noronha? Envie sua resposta até o dia 1º de agosto. Confira o regulamento, capriche na criatividade, arrume as malas e se jogue!

domingo, 1 de julho de 2012

Parceria entre o APEJE e a Prefeitura do Recife

Funcionários no auditório
Funcionários no auditório 
Vlademir André e  Sandra Veríssimo

Hildo Leal e Cristina Moraes
No dia 28 de junho ocorreu no auditório da Prefeitura do Recife um Encontro Técnico com os funcionários da Prefeitura  e convidados para socializar teoria e práticas arquivísticas. 
O conteúdo programático foi organizado a partir das necessidades identificadas pelos técnicos do APEJE: Documentos Digitais, Conservação Documental, Arquivo e Patrimônio Documental e Histórico. 
Contou com a participação de Sandra Veríssimo,Vlademir André, Cristina Moraes e Hildo Leal. Houve uma participação muito efetiva dos funcionários que tiraram diversas dúvidas. Essa parceria se deve ao Projeto de Criação de Arquivos Municipais Coordenado pelo Prof. Severino Ribeiro, um excelente profissional que trata esta causa com muita seriedade. Parabéns a todos! 

I ENCONTRO NORDESTINO – O MUNDO DOS TRABALHADORES E SEUS ARQUIVOS DIVULGA SUA PROGRAMAÇÃO E ABRE INSCRIÇÕES


A comissão organizadora do I Encontro Nordestino – O mundo dos trabalhadores e seus arquivos   divulgou sua programação, que ainda pode estar sujeita a algumas mudanças, e abriu inscrições para submissão de trabalhos até o dia 28 de Julho de 2012. O Encontro, a ser realizado em Agosto, é promovido pela parceria entre o NuDoc – UFPE (Núcleo de Documentação sobre os movimentos sociais da UFPE), a CUT-PE , o Arquivo Público Estadual de Pernambuco – APEJE e o Grupo de Estudos Trabalho e Ambiente em Sociedades Açucareiras – UFPE.

http://arquivosdetrabalhadores.wordpress.com/


O evento é um desdobramento das edições nacionais anteriores do encontro  O mundo dos trabalhadores e seus arquivos, que acabou de publicar livro com os textos do segundo seminário, ocorrido em 2011.

Noite de autógrafo na Livraria Cultura

Carlos André, Graça Ataíde e Cícero Souza em noite de autógrafo

No último dia 30/06 as 19:30h a livraria Cultura promoveu um noite de autógrafo com o historiador Carlos André Silva de Moura, evento que marcou o lançamento do livro intitulado Fé, Saber e Poder: Os intelectuais da Restauração Católica e a política no Recife (1930-1937). A obra tem como ponto de partida apresentar "a história da recatolização no Recife. Católicos sem uma faculdade confessional utilizavam a Faculdade de Direito do Recife como sua, articulando e defendendo o pensamento conservador em conjunto com uma teologia autoritária vinda das fontes católicas da Europa". Carlos André é doutorando em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e licenciado em História pela UFRPE e realizou grande parte de suas pesquisas no acervo do DOPS no APEJE. 
O professor Cícero Souza agradeceu as palavras do escritor, quando em sua fala ressaltou a importância do trabalho de todos que fazem o APEJE, em especial o DOPS, espaço frequentado durante longo período para coleta de documentos e informações que deu margem a elucidações e construções de informações que resultaram no atual livro. É importante ressaltar que o evento foi bastante prestigiado por familiares, amigos, professores, políticos e outros acadêmicos de renome nacional. É mais uma prova do relevante trabalho desenvolvido por todos que fazem o Arquivo Público e a certeza que as nossas portas continuam abertas para pesquisadores, escritores e todos aqueles que buscam diariamente despertar da "fonte do conhecimento histórico, político-social".

Fonte: Cícero Souza.