sábado, 25 de fevereiro de 2012

PROJETO DE CRIAÇÃO DE ARQUIVOS MUNICIPAIS

O Arquivo Público de Pernambuco tem em sua missão prestar uma assessoria técnica as Prefeituras do Estado e assim tem sido feito através de sua existência, mas agora pode contar com um projeto que visa implantar nos municípios a criação de arquivos. Uma das primeiras medidas é a aprovação da lei de criação do arquivo, através das Câmaras Municipais e do Prefeito, depois a identificação do prédio que abrigue todo o acervo.
Alguns municípios tem arquivo, funcionários, mas não tem uma estrutura adequada para seu funcionamento. Este projeto também contempla apoio na formação de recursos humanos.

Para que este projeto tenha efeitos positivos, o Arquivo Público conta com a Parceria do CONDEPE/FIDEM e  da CEPE, pois tem a finalidade de promover publicações de cartilhas educativas e da FUNDARPE e do IPHAN, na identificação de prédios para o funcionamento dos arquivos recém criados.

Várias visitas foram feitas em 2011, como nos municípios de Caruaru, Ipojuca, Recife, Ilha de Itamaracá, Paudalho, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Camaragibe, João Alfredo, Bom Jardim, Gravatá. Rio Formoso, Betânea, Águas Belas, Brejo da Madre de Deus, Fernando de Noronha, Salgueiro e Floresta.
Alguns desses municípios já conta com a lei de criação, como o de Caruaru, Ipojuca, Paudalho e Recife, outros estão na tramitação da lei para aprovação.

O Arquivo Público em 2012 vai continuar esta agenda de visitas para que possa mobilizar a sociedade pernambucana na busca de resultados positivos no que se refere a preservação da memória através dos documentos. Para que esta não seja perdida, mas que permaneça viva e integrada, organizada e acessada pelos pernambucanos.

O Município interessado pode agendar visita entrando em contato com Severino Ribeiro - Técnico Responsável pela Comissão do Projeto, através do fone (081) 3181 4125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário