terça-feira, 24 de novembro de 2015




Dia 25, às 9h30, no auditório do Instituto Ricardo Brennand, em Pernambuco, acontecerá a Conferência de Tecnologia, Cultura e Memória - CTCM.
Confira a programação completa no link:
https://docs.com/tony-mace…/8986/programacao-geral-ctcm-2015
O Instituto Ricardo Brennand foi eleito o melhor museu da América Latina e o 19° melhor museu do mundo, pelo Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo.

sábado, 21 de novembro de 2015

CNPC - Colegiado de Arquivos - 2016-2017


De 17 a 20 de novembro, o Ministério da Cultura (MinC) reuniu, em Brasília, delegados estaduais eleitos por todo o país e os candidatos natos (titulares da gestão passada) para definir quem seriam os integrantes dos Colegiados de Áreas Técnicas do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), para o biênio 2015/2017.

A área técnica contempla os Colegiados Setoriais de Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Design, Moda, Patrimônio Material e GT (Grupo de Trabalho) de Museus.

Durante o encontro houve a eleição dos membros dos cinco Colegiados, além do GT, e a indicação de cada Setorial para compor o pleno do CNPC.

Ao integrar o CNPC, o maior conselho consultivo de cultura do País, seus membros têm como missão propor a formulação de políticas públicas, promover a articulação e debates de temas que resultem em ações para desenvolver e fomentar atividades culturais por todo o Brasil.

Cada Colegiado é composto por 15 titulares e 15 suplentes e indica um representante para participar do Pleno do CNPC.

Além dos 30 representantes da sociedade civil, outros 10 (sendo cinco titulares e cinco suplentes) são representantes do Poder Público.

No Colegiado Setorial de Arquivos foram eleitas Heloisa Esser dos Reis (titular) e Doralice Romeiro (suplente) para representar o setor no CNPC.

Assim ficou a composição do Colegiado Setorial de Arquivos para o biênio 2015-2017:

Diego Barbosa da Silva (RJ) - titular e Camila Mattos da Costa (RJ) - suplente, representantes do Sudeste

Vinicius Mitto Navarro (RS) - titular e Eliandro dos Santos Costa (PR) - suplente, representantes do Sul

Paulo Henrique (PA) - titular e Susana Claudia de Freitas (AM) - suplente, representantes do Norte

Sandra Veríssimo (PE) - titular e Francisco Levi Jucá Sales (CE) - suplente, representantes do Nordeste

Edilberto Sebastião Dias Campos (DF) - titular e Fabio Nascimento de Sousa (GO) - suplente, representantes do Centro-Oeste

Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves (CE) - titular / Bianca Therezinha Carvalho Panisset (RJ) - suplente

Heloisa Esser dos Reis (GO) - titular / Raone Samovilla (RS) - suplente

Doralice Romeiro (PA) - titular / Rodrigo Aldeia Duarte (RJ) - suplente

Maria Ester Pena Carvalho (AP) - titular / Angela Sánchez Leão do Livramento (PA) - suplente

Claudio Rodrigues (BA) - titular / André Malverdes (ES) - suplente

Marla Silveira (MA) - titular / Andrea Gonçalves dos Santos (RS) - suplente

Renato Motta Rodrigues da Silva (PE) - titular / Ramon (MG) - suplente

Lélia Maria (PA) - titular / Esmeralda Porfírio de Jesus (PB) - suplente

Leolíbia Luana Linden (SC) - Nestor Sanabria (MS)

sábado, 7 de novembro de 2015

COC cria mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) obteve a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para dar início ao mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, o único dessa área no Brasil. Aprovado pelo órgão com nota 4, uma das mais elevadas concedida a novos cursos, o programa deve abrir processo seletivo no primeiro semestre de 2016. A previsão é de que as aulas comecem em agosto do ano que vem.
Criado a partir do curso de pós-graduação lato sensu em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, que desde 2010 já formou 112 especialistas, o mestrado nasce da experiência acumulada nesse campo pela Casa de Oswaldo Cruz. A unidade tem a guarda de acervos – arquivístico, bibliográfico, museológico e arquitetônico – de grande relevância para o campo das ciências e da saúde e promove ações de valorização e divulgação desses bens culturais.
http://defender.org.br/noticias/nacional/coc-cria-mestrado-profissional-em-preservacao-e-gestao-do-patrimonio-cultural-das-ciencias-e-da-saude/