PROJETO CATALOGAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL DE PE/APEJE
Helder, Marcela, Lindembergue e Helisangela |
O acervo iconográfico da DOPS/PE conta com cerca de 600 itens documentais que estavam mal acondicionados nos prontuários existentes, necessitava de um projeto que catalogasse e disponibilizasse o produto final para os pesquisadores. São fotografias, jornais, cartazes, entre outros objetos que serão analisados na sua origem e divididos por blocos temáticos, tais como nazismo, integralismo, comunismo, etc.
A Produtora Cultural do projeto é Monique Correia de Barros e a equipe técnica conta com uma funcionária do Arquivo: Paula Roberta Goiana da Rocha e bolsistas: Hélder Isídio Santos da Silva, Lindembergue Francisco dos Santos, Adriana Marcela Almeida e Helisangela Maria Andrade Ferreira.
Este projeto iniciado em janeiro de 2012, conta com o apoio do FUNCULTURA e tem prazo de execução de oito meses.
PROJETO PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DA CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE - PRONTUÁRIOS
Alimentação do banco de dados |
Este Projeto tem como objetivos: higienização, organização e catalogação dos prontuários da Casa de Detenção do Recife, os quais integram um conjunto documental tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e que pertence ao acervo do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE).
Além de construir um banco de dados a ser alimentado com informações referentes a cada um dos cerca de 20.000 prontuários, contendo diversos campos de busca, se constituindo como uma importante ferramenta de pesquisa para os usuários.
Também vai organizar catálogos impressos e em mídia digital, a serem distribuídos em diversas universidades públicas e institutos de pesquisa, com a finalidade de dar visibilidade ao acervo da Casa de Detenção do Recife.
Viabilizar o acesso à documentação para um público amplo, contribuindo assim para o desenvolvimento de variadas pesquisas nas áreas das ciências sociais, ciências políticas, história, ciências jurídicas e áreas afins, quer no campo da graduação, quer no campo da pós-graduação. Além de contribuir para o estudo da criminalidade e das políticas públicas na área de segurança.
A Coordenação do Projeto é da Profa. Dra. Clarissa Nunes Maia da UFPE e a equipe técnica conta com duas funcionárias do Arquivo: Cíntia Virgínia Sales e Taciana Mendonça Santos e do técnico Flávio de Sá Cavalcanti, além dos bolsistas: Diego Carvalho da Silva, Diogo Cordeiro da Silva, Ronaldo Sobreira de Lima Júnior, Izabel Santos, Thayana de Oliveira Santos e Handresson Tenório.
Este projeto conta com o apoio da FACEPE e tem prazo de execução de 2 anos.
![]() |
Porto do Recife -1930 |
![]() |
Trabalhadores - 1930 |
![]() |
Navio - 1930 |
![]() |
Porto do Recife - 1930 |
As cerca de 14.000 fotografias que integram o setor de iconografia do Arquivo Público de Pernambuco são provenientes de diferentes fundos públicos e particulares, tais como: Secretaria de Obras Públicas, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Arquivo Público Estadual, Grupo Tortura Nunca Mais, Sesquicentenário da Independência do Brasil, Tricentenário da Restauração Pernambucana, Jordão Emerenciano, Mauro Mota, Olegário Mariano, Agamenon Magalhães. O acervo é composto por fotos dos séculos XIX e XX, as quais, em sua maioria, apresentam bom estado de conservação. O grande problema encontrado junto ao acervo remete à identificação dos locais, pessoas e eventos ali retratados.
O objetivo do Projeto é higienizar os documentos que compõem o acervo iconográfico, elaborar banco de dados, identificar as imagens, produzir artigos e publicações, organizar um catálogo final e disponibilizar para os pesquisadores e para o público em geral.
A Coordenação é da Profa. Dra. Marília de Azambuja Ribeiro da UFPE e a equipe técnica conta com uma funcionária do Arquivo: Taciana Mendonça Santos e bolsistas: Marcos Paulo Torres, Ricardo Diniz Carneiro, Lucas Holanda e Thiago Calabria.
PROJETO OFÍCIOS DO GOVERNO
Leitura Paleográfica dos documentos
O Projeto intitulado “Retratos da Cultura Política: Ofícios do Governo (1769-1837)” sob a coordenação do Prof. Dr. Severino Vicente da Silva, destina-se a fazer a microfilmagem, a digitalização, o inventário analítico e a catalogação da série Ofícios do Governo – OG.
A referida série faz parte do fundo “Governo de Pernambuco”, pertencente ao Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – APEJE.
A série é composta de 55 códices, contendo, ofícios expedidos pelos governadores da Capitania, durante o período de 1769 até 1822, e pelos Presidentes da Província, a partir de 1822 até 1837, ambos em Pernambuco.
A equipe técnica é composta por funcionários do Arquivo, como: Hildo Leal da Rosa, Ana Fabíola Correia da Costa e Luciana de Carvalho Barbalho. Além dos bolsistas: Douglas Batista de Moraes e João Baptista Silva Neto.
Este Projeto tem o apoio financeiro da FACEPE e tem um prazo de execução de 2 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário