segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pesquisa sobre "Direito a Informação" ganha prêmio no Brasil



A pesquisadora Márcia Heloísa Tavares Figueiredo de Lima, integrante da RAI-IC (Red de Acceso a la Información de la Internacional del Conocimiento), com trabalhos apresentados no simpósio do Chile (jan/2013) e nas jornadas da Colômbia(outubro/2013) ganhou o prêmio de melhor trabalho do GT1 - pesquisadora sênior doENANCIB  na semana passada. 

Os Enancibs que ocorrem desde 1994 - o primeiro foi no Rio de Janeiro - instituíram há alguns anos a premiação dos melhores trabalhos em cada grupo. Hoje são 11 grupos. Alguns grupos votam nos melhores trabalhos..O Grupo de Trabalho 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação costuma selecionar dois trabalhos - um trabalho na categoria "senior" - de pesquisador doutor e outro na categoria "júnior" - novos pesquisadores recém doutores ou doutorandos, recém mestres ou mestrandos. 

O critério deste grupo tem sido a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores que utilizam o sistema double blind review (não sabem quem é o avaliado, que tampouco sabe quem o avalia). Em 2013 o trabalho senior escolhido foi da professora Marcia H. T. de Figueredo Lima da UFF (que apresentou trabalho no simpósio XIV no Chile em janeiro e nas JIAI em Medllin) que apresentou uma consolidação dos seus estudos sobre o tema do direito à informação "O estatuto epistemológico do direito à informação: das dimensões aos limites" no qual apresenta uma matriz epistemológica sobre o tema, que a autora considera uma matriz didática, já que consiste em uma análise bibliográfica contendo os apontamentos de conceituados autores, uma espécie de mapeamento com o estado da arte sobre o tema.

O trabalho escolhido na categoria júnior foi "O conceito de informação pelo viés da alteridade, resultado de tese de doutorado de Jonathas Luiz Carvalho Silva orientado por Henriette Ferreira Gomes apresentado em co-autoria pelos dois autores.

Baixe aqui as apresentações em Medellín, nas JIAI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário