domingo, 3 de novembro de 2013

Congresso adere ao Novembro Azul contra o câncer de próstata

Ao exemplo do que ocorre em outubro – quando vários monumentos e prédios públicos em todo o País se iluminam de rosa para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama -, o Congresso Nacional aderiu ao Novembro Azul. Desta vez, para lembrar a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, o prédio receberá uma iluminação azul a partir desta segunda-feira - 4 de novembro.

O Novembro Azul também terá uma ação política efetiva com o lançamento, na terça-feira (5), da Frente Parlamentar da Saúde do Homem no Congresso Nacional, com a adesão de mais de 200 deputados federais.


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. 


Mesmo o câncer de próstata sendo o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-menaloma, 44% deles nunca foi a um urologista e mais da metade sequer fez um exame de próstata. Esse foi o resultado alarmante de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia.


As ações deste ano do Novembro Azul visam incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é possível se os homens que têm 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

Fonte:http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=228245

Nenhum comentário:

Postar um comentário