A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul, através do
Arquivo Público Estadual, realiza de segunda a sexta-feira (9 e 13), em
Dourados, mais uma etapa do projeto ‘Inventário dos Acervos Documentais
da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul’.
Serão realizados levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições
públicas do município, como a Secretaria Municipal de Cultura,
Secretaria Municipal de Administração, Câmara Municipal e Centro de
Documentação Regional da UFGD. A equipe é formada pelas historiadoras
Áurea Coeli e Lira Dequech, do Arquivo Público Estadual.
O projeto irá registrar através de inventário os documentos da nossa
historiografia desde a fundação da primeira vila, incluindo os das
gestões atuais considerados de conteúdo histórico e que não podem sofrer
descaso ou descarte.
O inventário irá revelar os documentos que temos, onde e como os
mantemos. O projeto também pretende estimular a adoção de políticas de
preservação dos bens patrimoniais, como a criação de arquivos municipais
ou outros equipamentos culturais cabíveis, bem como a produção
historiográfica regional.
O trabalho irá abranger documentos do Poder Executivo e Legislativo e
também arquivos de acervos particulares que sejam importantes na
formação da história do município ou Estado.
Após inventariar a massa documental e registrar todo o trabalho, o
Arquivo Público publicará o inventário no formato de um catálogo. Com os
documentos revelados ao público, a responsabilidade de guarda assumirá
um peso maior, garantindo elementos para a adesão a uma política de
preservação dos acervos.
“Ao inventariar a massa documental da administração pública, o Arquivo
Público Municipal de Três Lagoas estará fazendo o resgate de informações
e da própria história. Terá em mãos subsídios para executar as
atividades que lhe cabe. Esta ação irá garantir uma atitude de
preservação dos acervos”, explica Lira Dequech, coordenadora do Arquivo
Público Estadual.
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