Nome: Erika Helgen
Profissão: Estudante de doutorado no departamento de História, Universidade de Yale
1. O que você pesquisa?
Eu pesquiso a história religiosa nordestina na primeira época de Getúlio Vargas (1930-1945). É uma pesquisa bem ampla: me interessa muito a religiosidade popular, as santas missões, e, o que mais importa para meu trabalho aqui no Arquivo Público, a confluência de religião e política.
2. Quando iniciou sua pesquisa?
Cheguei no Brasil para iniciar a pesquisa arquivística em janeiro, mas comecei a desenvolver meu projeto há dois anos.
3. Qual a importância do Arquivo Público na sua pesquisa?
O Arquivo Público tem sido uma fonte fundamental para minha pesquisa. É uma maneira ótima de ver como a religião e a política se interagiram. Não só documenta a atitude do governo diante das instituições e individuais religiosas, mas também mostra os momentos em que a religiosidade do povo decide (ou está obrigada a) se fazer presente nos olhos do governo, e no espaço público da sociedade em geral.
4. Além do Arquivo, onde você pesquisa?
Além do Arquivo Público, eu estou pesquisando principalmente nos arquivos religiosos - os das igrejas locais, faculdades religiosas, arquidioceses, e várias outras instituições.
5. Sua pesquisa já está próxima de ser concluída?
Ainda falta bastante tempo -- vou ficar aqui no Brasil, pesquisando, até dezembro de 2013. Depois volto para os Estados Unidos, onde escreverei a tese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário