Ronaldo José Souto Maior nasceu no dia 14 de março de 1941 na Fazenda CAIANA, fundada pelo seu bisavô José Pessoa Souto Maior, pai do futuro Cel. Cazuzinha - José Pessoa Souto Maior, que foi prefeito em Bezerros nos anos de 1916 - 1922 - e de 1930 a 1934.
Iniciou sua vida literária em 1957, quando estudava no Colégio CARUARU, do conceituado educador Dr. Luiz Pessoa, e através do Centro Cívico Domingos Sávio desenvolveu a habilidade da oratória e da escrita.Em 1960 passa a colaborar, como correspondente, com o DIÁRIO DE PERNAMBUCO, ao mesmo tempo é colaborador como cronista na Divulgadora de Anúncios BANDEIRANTES, apresentando o crônica NA PRAÇA DA MATRIZ, mais tarde se tornando livro editado em 1981.
Em 1979 funda o Instituto de Estudos Históricos, Artes e Folclore dos Bezerros, visando criar uma fonte de preservação dos fatos históricos dos Bezerros; em 1987, visando despertar os poetas adormecidos de sua terra publica o segundo livro - o primeiro de poesias -ESTRO.- depois vem os livros ALTER EGO(poesia), Bezerros, Seus Fatis e Sua Gente =vols I e II = e o livro de Contos Traços e Retraços da Vida. Em dez.de 2010 foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras no concurso de História municipal com o livro Bezerros, Seus Fatos e Sua Gente, sendo qualificado em primeiro lugar.
Em 2009 fundou a Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, se tornando seu primeiro Presidente. Através do Instituto Histórico tem desenvolvido projeto para desenvolver o gosto pela leitura - O ESCRITOR NA ESCOLA - fazendo palestras nas escolas públicas e instituições culturais sem ônus para as mesmas. Atualmente trabalha na conclusão do terceiro volume da história bezerrense. Ronaldo é professor aposentado da Rede Estadual.
Para ler o estudo sobre o Municipalismo Pernambucano acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário