segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estudo sobre Municipalismo Pernambucano


Ronaldo  José Souto Maior nasceu no dia 14 de março de 1941 na Fazenda CAIANA, fundada pelo seu bisavô José Pessoa Souto Maior, pai do futuro Cel. Cazuzinha - José Pessoa Souto Maior, que foi prefeito em Bezerros nos anos de 1916 - 1922 - e de 1930 a 1934.

 Iniciou sua vida literária em 1957, quando estudava no Colégio CARUARU, do conceituado educador Dr. Luiz Pessoa, e através do Centro Cívico Domingos Sávio desenvolveu a habilidade da oratória e da escrita.Em 1960 passa a colaborar, como correspondente, com o DIÁRIO DE PERNAMBUCO, ao mesmo tempo é colaborador como cronista na Divulgadora de Anúncios BANDEIRANTES, apresentando o crônica NA PRAÇA DA MATRIZ, mais tarde se tornando livro editado em 1981. 

Em 1979 funda o Instituto de Estudos Históricos, Artes e Folclore dos Bezerros, visando criar uma fonte de preservação dos fatos históricos dos Bezerros; em 1987, visando despertar os poetas adormecidos de sua terra publica o segundo livro - o primeiro de poesias -ESTRO.- depois vem os livros ALTER EGO(poesia), Bezerros, Seus Fatis e Sua Gente =vols I e II = e o livro de Contos Traços e Retraços da Vida. Em dez.de 2010 foi premiado pela Academia Pernambucana de Letras no concurso de História municipal com o livro Bezerros, Seus Fatos e Sua Gente, sendo qualificado em primeiro lugar.

Em 2009 fundou a Academia de Letras, Artes e Ofícios Municipais de Pernambuco, se tornando seu primeiro Presidente. Através do Instituto Histórico tem desenvolvido projeto para desenvolver o gosto pela leitura - O ESCRITOR NA ESCOLA - fazendo palestras nas escolas públicas e instituições culturais sem ônus para as mesmas. Atualmente trabalha na conclusão do terceiro volume da história bezerrense. Ronaldo é professor aposentado da Rede Estadual.

Para ler o estudo sobre o Municipalismo Pernambucano acesse:






Nenhum comentário:

Postar um comentário