domingo, 28 de abril de 2013

Os segredos revelados do arquivo 16.906B. O Diario teve acesso com exclusividade aos documentos do prontuário de Dom Helder Câmara no acervo DOPS do Arquivo Público Estadual de Pernambuco


O arquivo mais polêmico da ditadura militar (1964-1985) no estado foi aberto ao grande público e o Diario de Pernambuco teve acesso com exclusividade. O prontuário do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara (1909-1999), no Departamento de Ordem Polícia e Social (DOPS), revela uma busca permanente dos militares em informações a respeito de um dos maiores ícones na defesa dos direitos humanos da história do país. Dividido em dois volumes e com mais de 900 páginas, entre recortes de jornais, revistas, documentos confidenciais e escutas telefônicas, confirma a tentativa do regime em associar o religioso ao “comunismo” e taxá-lo como “subversivo”.


Depois de mais de duas décadas de mistério, o acervo surpreende pelos documentos inéditos, como as escutas telefônicas instaladas no Palácio dos Manguinhos, nas Graças - hoje sede administrativa da Cúria Metropolitana. Numa delas, em plena repercussão da morte do Padre Antônio Henrique, considerado “braço direito” do arcebispo, Dom Helder já relata que o assassinato seria fruto de um crime político e já aponta, como foi confirmado recentemente pela Comissão da Verdade de Pernambuco, a participação de membros de organizações como o Comando de Caça aos Comunistas (CCC) e do grupo de direita Tradição, Família e Propriedade Privada (TFP).




O mito em torno deste arquivo surgiu logo após a tentativa de a Igreja Católica em fazer uma homenagem, em 1999, ao 90º aniversário do religioso. Na época, uma exposição foi encomendada ao Arquivo Público Estadual (APEJE) tendo como pano de fundo o prontuário. Dom Helder teria pedido para cancelar o evento e teria justificado que gostaria de deixar esse passado esquecido.


sábado, 27 de abril de 2013

ENCONTRO DOS DIRIGENTES DOS ARQUIVOS MUNICIPAIS NO ARQUIVO PÚBLICO DE PERNAMBUCO


 O Encontro  foi realizado no dia 26 de abril e teve duas finalidades: o de apresentar o Programa de Criação de Arquivos Municipais e de mostrar o acervo documental, o mobiliário e a rotina de trabalho no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano.

 Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Jaboatão (Idalice Laurentino - Coord. Patrimônio, Lorena Raia - Gerente de Cultura, Renatha Soares - Gerente do Arquivo, Roberto Manoel - Aux. Seção), da Prefeitura de Escada (Marcos Pereira - Diretor do Museu Cícero Dias, Edmundo Fernandes - Secretário de Cultura), da Prefeitura de Gravatá (Emanuel Meneses - Diretor de Cultura) e da Prefeitura de Camaragibe (Ednaldo Picchetto - Diretor de Cultura).

A Comissão Técnica deste evento ficou a cargo de Severino Ribeiro e Ronaldo Henrique que continuam fazendo visitas as prefeituras preocupadas com seu patrimônio documental. Parabéns Severino e Ronaldo, este Programa  é o orgulho do APEJE, pois já estamos colhendo frutos da seriedade e do trabalho que vem sendo desenvolvido.


Prédio Sede
Profª Priscila apresentando a cartografia


Arquivo Deslizante
Prof. Josinaldo apresentando o arquivo deslizante


Prof. Emerson apresentando o acervo DOPS

Prof. Josinaldo apresentando o acervo do
Conselho Penitenciário
Prof. Hildo apresentando a sala de pesquisa


Manuscritos apresentados

CTCM 2013 - Conferência sobre Tecnolologia, Cultura e Memória


Imagine um futuro onde vamos explorar métodos inovadores para a transformação de bibliotecas, museus, arquivos e outras unidades de informação. Urge uma dinâmica nova que atue nos processos de formação e aprendizagem, que inspire novas práticas de pesquisa e que estimule os operadores sociais da memória a se tornar catalisadores de mudança. 

O CTCM 2013 pretende estimular o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da informação e domínios afins. O evento se propõe a discutir as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos.

Data: 12 a 14/11 de 2013
Local: Universidade Federal de Pernambuco
Recife - Pernambuco - Brasil

Para mais informações, acesse http://www.ctcm2013.com.br/

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Visita dos alunos do Projeto Amigos do Saber no APEJE

Duas turmas de alunos visitaram o APEJE no dia 12 de abril com a Professora Geysa Karla Galvão que estava aprofundando o Módulo de Técnicas de Protocolo e Arquivo. O Projeto Amigos do Saber compreende atividades com a ação Jovem Aprendiz, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco e a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social, com objetivo de qualificar técnica e profissionalmente jovens entre 18 e 23 anos, em técnicas Administrativas em Serviços de Saúde, promovendo a elevação da escolaridade e oportunizando a inserção profissional frente ao mercado de trabalho.
Todos que fazem o Arquivo Público Estadual parabenizam a iniciativa da Fundação Fé e Alegria, esperando assim que tenha sido enriquecedora e que tenha atendido a proposta de ampliação do universo cultural, conceitual e crítico dos jovens. 

Alunos na Biblioteca
Alunos na Hemeroteca


Momento de descontração dos alunos

Clodomir Campello apresentando seu trabalho de restauração

Roberto Moura apresentando documentos para os alunos e
para a Profª Geysa Karla Galvão. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

Coordenadora de Biblioteca do APEJE, Áurea Sanlima, brilha como cantora romântica em evento da ACINPE


O evento é promovido há quatro anos pela ACINPE - Associação de Compositores e Intérpretes de Pernambuco,  apresentando os melhores do ano em várias categorias. São 02 escolhidos em cada categoria: 01 por voto popular através da internet e 01 por críticos da música e de outros segmentos artísticos.

Na categoria CD romântico, a cantora e compositora Áurea Sanlima, levou o troféu Música de Pernambuco 2012 pelo voto popular e a banda Trepidantes pela crítica.

domingo, 21 de abril de 2013

Ministério da Cultura publica convocação para a 3ª Conferência Nacional de Cultura


A 3º Conferência Nacional de Cultura (CNC) acontecerá em Brasília, entre 26 e 29 de novembro deste ano, conforme convocação divulgada pelo Ministério da Cultura e publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (17).

O tema geral, inspirado no art. 216-A da Constituição Federal, será Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura.
Antes do encontro nacional, devem ser realizadas as Conferências nos âmbitos Municipal e/ou Intermunicipal (até o dia 14 de julho), Regional ou Territorial (até o dia 1º de setembro), Estadual e do Distrito Federal (até o dia 15 de setembro). Durante todas as etapas,  a discussão será pautada por quatro eixos temáticos, cada um deles com quatro sub-eixos, conforme especificado no Regimento Interno da 3ª CNC, disponível na portaria de convocação (Portaria nº 33 de 16 de abril de 2013, publicada em 17 de abril). 

O encontro tem, entre outros, os objetivos de propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil; avaliar a execução das Metas do Plano Nacional de Cultura e os resultados obtidos a partir da 2ª Conferência Nacional de Cultura; debater experiências de elaboração, implementação e monitoramento de Planos de Cultura; e discutir a cultura brasileira nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania.

Clique aqui para acessar a íntegra do Regimento Interno da 3º Conferência Nacional de Cultura.


sábado, 6 de abril de 2013

ENCONTRO TÉCNICO ENTRE A PREFEITURA DE GARANHUNS E O ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL JORDÃO EMERENCIANO

Severino Ribeiro e o Secretário de Administração da Prefeitura de Garanhuns

Visita a Academia de Letras

Hildo Leal, Sandra Veríssimo, Ronaldo Henrique e Vlademir André
identificando documentos guardados na Academia de Letras
Auditório do SEBRAE

Palestra de abertura de Severino Ribeiro
Palestra de Sandra Veríssimo


Representantes de Águas Belas
Vereador Audálio (camisa azul)


Presença ilustre de João Marques (segundo da esquerda para direita) autor do Hino de Garanhuns - PE 










Rogério Santos apresentando os
equipamentos de proteção individual
Palestra de Vlademir André

































O encontro aconteceu no auditório do SEBRAE e teve como objetivo capacitar servidores quanto as noções básicas de arquivística. A Abertura da programação, no dia 05 de abril, contou com a participação de Severino Ribeiro - Técnico responsável pelo Programa de Criação de Arquivos Municipais, Sandra Veríssimo, Vlademir André, Rogério Santos e Hildo  Leal.  Assuntos como conservação, preservação, documentos digitais, patrimônio documental e a história de Garanhuns foram as temáticas apresentadas.
Participaram mais de 60 pessoas entre servidores da Prefeitura de Garanhuns, da Academia de letras de Garanhuns e da Prefeitura de Águas Belas. 
Foi um sucesso!!! Estão todos de parabéns.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

O Arquivo do Estado de São Paulo disponibiliza documentos da ditadura na internet


O Arquivo Público de São Paulo passou a disponibilizar desde o dia 1° de abril milhares de documentos relativos à ditadura militar brasileira no site www.arquivoestado.sp.gov.br. O projeto é o primeiro a publicar na internet registros oficiais do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops), de 1964 a 1985, e traz mais transparência e compreensão sobre este período obscuro da História do Brasil.
Na reportagem sobre a disponibilização de arquivos da ditadura militar na internet, foram ouvidos o coordenador do Arquivo Público de São Paulo, Carlos Bacellar, o assessor de Direitos Humanos da organização Anistia Internacional, Maurício Santoro e o jornalista Aluízio Palmar.