sábado, 31 de março de 2012

ARQUIVO DESLIZANTE NO APEJE


Através do edital 2008 com o BNDES, o Arquivo Público de Pernambuco conquistou um dos sonhos mais antigos; comprar um arquivo deslizante de 107 m² para colocar todo acervo manuscrito. São aproximadamente quatro mil documentos que foram depositados no Arquivo pela Secretaria do Governo e mais quatorze mil fotografias do setor da Iconografia.
Esta vitória se deve a garra e a determinação do Coordenador deste Arquivo, Pedro Moura, que não mede esforços na luta por um arquivo melhor.

Foto de André Tognoli
Foto de André Tognoli









O início das atividades aconteceu num clima de muita descontração entre os funcionários do APEJE, quando o  Historiador Hildo Leal de forma simbólica, colocou o DOCUMENTO FUNDAMENTAL: dois livros da Posse dos Governadores do Estado de Pernambuco com assinaturas desde o início do século XIX até o século XX, mas antes teve uma apresentação dos dois livros para os funcionários.


Hildo e o documento fundamental

Hildo Leal, Carolina, Priscila, Fabíola, Carminha, Taciana,Vlademir,
Josinaldo, Natália, Cícero, Sandra, Emerson e André.






Equipe trabalhando na higienização, acondicionamento e organização dos documentos manuscritos que estão sendo colocados no Arquivo Deslizante:


Natália e Sandra

Cícero, Priscila, Josinaldo e Sandra



Carolina




O primeiro módulo do Arquivo deslizante com
as três estantes já preenchidas.

terça-feira, 27 de março de 2012

PROJETO CATALOGAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO DA DELEGACIA DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL DE PE/APEJE


Foto de Cícero Souza
Foto de Cícero Souza
Foto de Cícero Souza
Foto de Cícero Souza


Helder, Marcela, Lindembergue e Helisangela


O acervo iconográfico da DOPS/PE conta com cerca de 600 itens documentais que estavam mal acondicionados nos prontuários existentes, necessitava de um projeto que catalogasse e disponibilizasse o produto final para os pesquisadores. São fotografias, jornais, cartazes, entre outros objetos que serão analisados na sua origem e  divididos por blocos temáticos, tais como nazismo, integralismo, comunismo, etc.
A Produtora Cultural do projeto é Monique Correia de Barros e a equipe técnica conta com uma funcionária do Arquivo: Paula Roberta Goiana da Rocha e bolsistas: Hélder Isídio Santos da Silva, Lindembergue Francisco dos Santos, Adriana Marcela Almeida e Helisangela Maria Andrade Ferreira.
Este projeto iniciado em janeiro de 2012, conta com o apoio do FUNCULTURA e tem prazo de execução de oito meses.

segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO PRESERVAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DA CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE - PRONTUÁRIOS

Foto de André Tognoli
Foto de André Tognoli

Este Projeto tem como objetivos: higienização, organização e catalogação dos prontuários da Casa de Detenção do Recife, os quais integram um conjunto documental tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) e que pertence ao acervo do Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano (APEJE).
Além de construir um banco de dados a ser alimentado com informações referentes a cada um dos cerca de 20.000 prontuários, contendo diversos campos de busca, se constituindo como uma importante ferramenta de pesquisa para os usuários.
Também vai organizar catálogos impressos e em mídia digital, a serem distribuídos em diversas universidades públicas e institutos de pesquisa, com a finalidade de dar visibilidade ao acervo da Casa de Detenção do Recife.
Viabilizar o acesso à documentação para um público amplo, contribuindo assim para o desenvolvimento de variadas pesquisas nas áreas das ciências sociais, ciências políticas, história, ciências jurídicas e áreas afins, quer no campo da graduação, quer no campo da pós-graduação. Além de contribuir para o estudo da criminalidade e das políticas públicas na área de segurança.


 A Coordenação do Projeto é da Profa. Dra. Clarissa Nunes Maia da UFPE e a equipe técnica conta com duas funcionárias do Arquivo: Cíntia Virgínia Sales e Taciana Mendonça Santos e do técnico Flávio de Sá Cavalcanti, além dos bolsistas: Diego Carvalho da Silva, Diogo Cordeiro da Silva, Ronaldo Sobreira de Lima Júnior, Izabel Santos, Thayana de Oliveira Santos e Handresson Tenório.
 Este projeto conta com o apoio da FACEPE e tem prazo de execução de 2 anos.

PROJETO CATALOGAÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO

Porto do Recife -1930
Trabalhadores - 1930
Navio - 1930
Guindaste - 1930


Porto do Recife - 1930
As cerca de 14.000 fotografias que integram o setor de iconografia do Arquivo Público de Pernambuco são provenientes de diferentes fundos públicos e particulares, tais como: Secretaria de Obras Públicas, Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura, Arquivo Público Estadual, Grupo Tortura Nunca Mais, Sesquicentenário da Independência do Brasil, Tricentenário da Restauração Pernambucana, Jordão Emerenciano, Mauro Mota, Olegário Mariano, Agamenon Magalhães. O acervo é composto por fotos dos séculos XIX e XX, as quais, em sua maioria, apresentam bom estado de conservação. O grande problema encontrado junto ao acervo remete à identificação dos locais, pessoas e eventos ali retratados.
O objetivo do Projeto é higienizar os documentos que compõem o acervo iconográfico, elaborar banco de dados, identificar as imagens, produzir artigos e publicações, organizar um catálogo final e disponibilizar para os pesquisadores e para o público em geral.
A Coordenação é da Profa. Dra. Marília de Azambuja Ribeiro da UFPE e a equipe técnica conta com uma funcionária do Arquivo: Taciana Mendonça Santos e bolsistas: Marcos Paulo Torres, Ricardo Diniz Carneiro, Lucas Holanda e Thiago Calabria.

Este projeto conta com o apoio da FACEPE e tem prazo de execução de 2 anos.


quinta-feira, 15 de março de 2012

IX Encontro Estadual de História 2012



A Direção da Associação Nacional de História convida os estudantes,  professores e pesquisadores vinculados a sua área de conhecimento para participarem do evento que ocorrerá no período de 23 a 27 de julho de 2012.

Fonte: http://www.pe.anpuh.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=457