terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Projeto Ofícios do Governo


Leitura Paleográfica dos documentos

O Projeto intitulado “Retratos da Cultura Política: Ofícios do Governo (1769-1837)” sob a coordenação do Prof. Dr. Severino Vicente da Silva, destina-se a fazer a microfilmagem, a digitalização, o inventário analítico e a catalogação da série Ofícios do Governo – OG.
A referida série faz parte do fundo “Governo de Pernambuco”, pertencente ao Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano – APEJE.
A série é  composta de 55 códices, contendo, ofícios expedidos pelos governadores da Capitania, durante o período de 1769 até 1822, e pelos Presidentes da Província, a partir de 1822 até 1837, ambos em Pernambuco. 
A equipe técnica é composta por funcionários do Arquivo, como: Hildo Leal da Rosa, Ana Fabíola Correia da Costa e Luciana de Carvalho Barbalho. Além dos bolsistas: Douglas Batista de Moraes e João Baptista Silva Neto.
Este Projeto tem o apoio financeiro da FACEPE e tem um prazo de execução de 2  anos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Repositório de dados da Administração Pública do Governo de Portugal

Foi lançada a plataforma dados.gov.pt , que tem como objetivo de ser um repositório de dados da Administração Pública do governo de Portugal.
Trata-se de uma versão beta, que disponibiliza inicialmente 100 conjuntos de dados, de 14 organismos da Administração Pública.
Entre os dados disponibilizados estão os Censos, informação sobre contratação pública, sobre educação, sobre atendimento nos serviços públicos, resultados eleitorais, entre outros.
Além do catálogo de dados, a plataforma disponibiliza um catálogo de aplicações, uma área de estatísticas e uma outra destinada a programadores.
Fonte: i-gov.org

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Falando de C&T: Preservação Digital

Entrevista com o Professor Marcos Galindo sobre as novas tecnologias,o acesso e a preservação digital.






Fonte: http://youtu.be/WITR9AaNVtA

sábado, 7 de janeiro de 2012

Dissertações do Curso de Ciência da Informação defendidas na UFPE

A primeira turma do Mestrado em Ciência da Informação da UFPE concluiu em novembro de 2011, parabéns aos professores e alunos. Segue abaixo três dissertações defendidas.


Aplicações de Certificação Digital no Recife: perspectivas em Ciência da Informação.
Sânderson Lopes Dorneles



O microfilme e o digital: as duas faces da preservação
Sandra Maria Veríssimo Soares

http://www.bdtd.ufpe.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7056

Acesso Livre: um olhar sobre a preservação digital no Brasil.
Susimery Vila Nova

http://www.bdtd.ufpe.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6879

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Trabalhadores de Arquivos,Bibliotecas e Museus podem receber proteção especial

BRASÍLIA (Agência Câmara) – A Câmara analisa proposta que obriga o Ministério do Trabalho e Emprego a criar regras complementares à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT-DECRETO-LEI 5452/43) para proteção das pessoas que trabalham em Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação e Memória. A medida está prevista no Projeto de Lei 2361/11 que, na prática abre espaço para que estes profissionais recebam adicional de insalubridade, a ser definido em norma do Ministério. Este adicional é previsto na Constituição, que determina que ele seja regulamentado por lei.

O autor da proposta, deputado Carlinhos Almeida (PT-SP), diz que essa é uma reivindicação antiga dos trabalhadores da área. “Esses profissionais estão constantemente expostos a agentes biológicos e químicos, todos causadores de graves doenças, principalmente respiratórias. Apesar disso, não foram contemplados em norma do Ministério do Trabalho para que recebam o adicional”, argumentou.